8 de fevereiro de 2012

Jero - O Primeiro Cantor Negro de Música Enka


É muito raro vermos um ocidental que esteja culturalmente ligado ao Japão e que seja reconhecido por lá. Por esse motivo me surpreendi quando soube que um afro-americano (sim, você leu afro) conseguiu isso. Apresento-lhes Jeromy Charles White Jr Ou Jero, o primeiro negro a cantar música enka.

Itsuki Hiroshi, cantor Enka.

A música Enka seria música popular japonesa com melodias ocidentais, criado na era Meiji e Taisho e popularizada no século XX, nos anos 50, tendo inúmeros cantores de sucesso como Hikawa Kiyoshi, Mizumori Kaori, Kawanaka Miyuki e Itsuki Hiroshi (sim, todos japoneses).

Jero

Apelido de Kurofune (navio negro), Jero é um afro-americano de Pittsburgh, de descendência japonesa. Sua avó Takiko, e principal influência, sempre o fazia escutar Enka. Tomou gostou pelo som e aos cinco anos de idade já cantava para sua família as músicas que ouvia. 

Mas conta aí Dan, como ele se tornou um cantor Enka?

Foi justamente sua avó, a quem ele prometeu realizar o sonho de cantar com grandes cantores japoneses no Kouhahu Uta Gassen, um programa televisivo que reúne grupos/cantores(as) de Enka e J-pop/rock.
Não sei se Jero estudou música, mas sei que se formou em Ciência da Computação em Pittsburgh, e decidiu se mudar para o japão, entrando na Universidade de Kansai para aprender japonês.
Sempre cantando em concursos musicais quando tinha chance, uma gravadora decidiu investir no rapaz o contratando.

Jero, um pseudo-rapper.

Jero virou sensação no Japão com o clássico e primeiro single Umi Yuki e não parou mais. Uma das coisa mais peculiares de seu estilo são as roupas: Sempre vestido como se fosse um rapper, Jero inova quebrando o  tradicional de vestimenta baseado em quimonos e ternos, sem falar dos passinhos ensaiados de hip-hop.
Não adianta falar que o cara é bom sem ouvir, né?



Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. sou foda em japones porra!
    By: João Marcos
    hahuauha

    ResponderExcluir
  2. Caracaa, muito bom hsuahsua
    By: Thiago

    ResponderExcluir
  3. Os "enkanos" cantam mesmo! É ótimo pra treinar o japones pois gesticulam bem as palavras e não ficam falando as palavras com RA como os estrangeiros (LA). Falam como japoneses mesmo (kaRA). Muito bom. Queria achar mais cantores e cantoras de enka pra baixar as músicas. To pesquisando pra treinar minha compreensão do nihongo e pra me aproximar mais da cultura japonesa de fato. Gostei do cara. Muito bom!

    ResponderExcluir