20 de maio de 2014

Probabilidades em Yu-Gi-Oh

Esse post é pra quem joga Yu-Gi-Oh

  Sabe quando você poem no seu deck aquela carta pra ferrar com o adversário mais ela só vem na sua mão quando você não precisa e acaba te atrapalhando?

  Sendo o Yu-Gi-Oh um jogo de estrategia, um duelista que trabalha com dados possui grande chance de sair na frente do seu adversário, e a melhor maneira de montar sua estrategia com eficiência é trabalhando com a estatística.

Créditos do texto abaixo: YuGiDeck

   O conceito básico de possibilidades no Yu-Gi-Oh! é utilizado para calcular-se a possibilidade tanto sua quanto do seu oponente de ter certas cartas.

  Vamos começar utilizando o conceito em seu próprio deck. O pensamento de probabilidade inicia-se por meio de um pensamento bem básico de porcentagem utilizando uma simplificação simples.

  Para simplificar o entendimento vamos usar como exemplo um deck de 16 monstros : Ou seja as chances de abrir com monstros são 16 em 40 e simplificando : 8 em 20 , 4 em 10 , 2 em 5, e assim segue o pensamento. Ou seja, de acordo com a possibilidade a cada 5 draws 2 tendem a ser monstros (vale ressaltar que yugioh é completamente imprevisível e não podemos chegar a números exatos, podem ocorrer erros neste pensamento já que as cartas não tem ordem certa) .


  Vale ressaltar que você deve calcular as cartas que você pode utilizar para chegar nelas nas precisas. Agora vamos utilizar como exemplo Bubble Beat de Jorge Luis Campos Valverde o vencedor do YCS Costa Rica, um deck que muitas pessoas já se acostumaram, e outra parte acha que ele tinha poucos monstros e que em algum momento iria acabar faltando monstros. Na decklist de Jorge Luis havia : 7 monstros , 23 Spells e 10 Traps. A partir dessa informações devemos aplicar um pensamento bem simples:A possibilidade de comprar um monstro é 7 em 40, ou seja simplificando podemos chegar aos números : 3,5 em 20.

  O numero parece baixo porem se olharmos bem há certas cartas que podem ser contadas como monstros, pois apesar de utilizar apenas 7 monstros o deck contava com : 1 Reinforcement Of The Army, 2 E-Emergency Call , e 2 A Hero Lives. (Utilizar como base apenas as cartas que fazem search no deck, sem contar as Calls, Miracle Fusions, The Warrior Returning Alive, etc). Isso faz com que praticamente ele tivesse no mínimo já que descartamos outras opções ele tinha : 12 Monstros! Já que as spells praticamente contam como monstros partindo do pensamento que elas chegam diretamente aos monstros. Fazendo com que as chances fossem de : 12/40 , 6/20 , 3 em 10. A cada 10 draws 3 são monstros alem dos outros meios de manter monstros em campo como as já citadas Call’s, Miracle Fusion’s, The Warrior Returning Alive’s, monstros reciclados via The Shinning, etc. Então a possibilidade de ele abrir com pelo menos 1 “monstro” fosse de 90% !!!



  A primeira coisa que queremos saber é se usamos uma carta a 3 na hora de montar nosso deck, para ter um resultado mais exato sobre : “3 é muito e 2 é suficiente” ou ” Preciso usar 3 por que preciso começar com ela e 2 não será suficiente”, simplesmente podemos chegar a resposta por meio de matemática.

  A chance de abrir com uma das cópias de uma carta no qual você usa 3 cópias é de 39 % , e este numero tende a aumentar sucessivamente 5% a cada draw. Ou seja esta carta provavelmente irá ser comprada no máximo em 12 turnos. Isso também pode ser utilizado para ler jogadas do oponente, ao passar dos turnos você pode saber exatamente o que ele tem, caso não aparecer nenhuma carta no qual você tem certeza que ele utiliza 3, você pode saber que ela irá aparecer e se preparar pra ela antes.

  Quando se utiliza 2 ao cópias ao invés de 3 a possibilidade de abrir com ela é de 28% caindo 11% em relação a 3 cópias; e ao passar dos turnos a chance tende a aumentar 1% a menos do que com 3 cópias; aumentando 4% . Com isso você pode saber a possibilidade tanto sua quanto do seu oponente de puxar uma carta que é semi-limitada na banlist, ou uma carta que você sabe que geralmente é usada a 2, ao passar dos turnos caso você anote você pode saber a possibilidade teórica da presença daquela carta na mão/ campo do oponente.

  Caso você esteja no 12º turno do jogo e joga contra Fire Fist, tendo você começado o jogo a possibilidade do oponente ter uma Forbidden Lance (já que a maioria dos Fire Fist optam por 3) em resposta a sua Bottomless é teoricamente de 69%, ou seja você pode ler o jogo do oponente e ter uma resposta aquela lance ou fazer ele gastar aquela lance de outro modo para acertar a Bottomless da forma desejada. Alem disso você sabe que se ele setar uma carta a possibilidade dele ter Mirror Force / Torrential durante seu turno é de 52%, pouco mais da metade.

  Depois dessas contas você já tem uma básica noção de “Usar 2 ou 3 cópias?”, porem muita gente fica naquela de medo de usar 3 cópias pelo fato de ter medo de sair com 2 cópias da mesma na mão. Não se deve temer tanto tal fato, já que a probabilidade de abrir com 2 cópias iguais de uma carta no qual se usa 3 é de 5,36%. Pode vir a acontecer mas é bem raro de qualquer forma.


  Quando utiliza-se 1 cópia de 1 carta em um deck de 40, tanto por opção tanto por limitação devido a banlist tem-se uma probabilidade de começar com ela em sua mão inicial de 15%! Isso não é um numero baixo, por isso não se é estranho começar com Heavy, Dark Hole, Monster Reborn , Book Of Moon, entre outras cartas limitadas. E também é por isso que muita gente passa a utilizar cartas que geralmente servem para ser buscadas a 1, até por que a probabilidade de compra-la em sua próxima draw é de praticamente 3%, e caso ativada uma carta que lhe permita comprar 2 como Allure Of Darkness já é praticamente 20% de chance. Por este motivo muita gente passa a utilizar 1 cópia apenas de uma carta que serve apenas para ser buscada como Inzektor Sword Zektkaliber , Wind-Up Warrior, etc.


  E aquele combo de 2 cartas que você planeja fazer? Por exemplo um Bambooshoot + Safe Zone? Este tipo de combo você pode saber se utiliza 3 de cada ou pode ser um 3 de um e 2 do outro e ocorrer normalmente da forma desejada. A probabilidade de você abrir com os 2 usando 3 de cada é de 13,90 praticamente 14%, já utilizando 3 -2 é de 9,80% praticamente 10%, lembrando que não abrindo com os 2, com um e com outro as chances aumentam consideravelmente a cada draw, e também deve-se prestar atenção nos meios de chegar as cartas , caso haja mais meios draw engine ou search, as chances aumentam ainda mais.


  Na hora de sidear também há muitas dúvidas, quantas cartas devo sidear para ter algo em mãos contra meu oponente no primeiro turno? Então vamos lá:

 Vamos supor que você está contra Mermail e quer saber quantas cartas utilizar para parar as estratégias utilizadas pelo deck adversário.

  Quantas D-Fissures / Banishers / Macro Cosmos/ Soul Drain devo sidear para teoricamente abrir com uma carta que pare meu oponente em mãos? Quando temos varias tech cards há uma regra que se chama regra de 8. Regra de 8 é referente ao fato do numero 8 ser correspondente a 20% do deck. A partir do momento que temos 8 cartas e temos que começar com 5 iniciais a tendencia é começar com ao menos uma das cartas entre as 5 ou múltiplas cartas desejadas entre as 5.  A cada 5 draws uma tende alguma das cartas desejadas, isso pode ajudar bastante!

 Pablo 8 não é muito slot para teoricamente garantir que vou abrir algo do side contra o deck adversário?

 Sim, realmente é muito slot ainda mais se tratando do fato do side ter apenas 15 slots. Então por isso mesmo vou deixar aqui alem das que já estão no post possibilidades de abrir com N cartas desejadas a partir de uma mão de 6 cartas :

 A probabilidade de abrir com 1 de 4 cartas desejadas é de 49 %.

 A probabilidade de abrir com 1 de 5 cartas desejadas é de 58%.

 A probabilidade de abrir com 1 de 6 cartas desejadas é de 65%.

 A probabilidade de abrir com 1 de 7 cartas desejadas é de 71%.

 Essas probabilidades que coloquei aqui em cima podem ser muito bem utilizadas no sentido do main deck também contando como as 6 cartas desejadas como Brotherhood Of Fire Fist – Bear por exemplo, já que utiliza-se de 3 Bear e 3 Fire Formation – Tenki.

 Eu sei que muita gente não gosta de matemática, é muitas vezes complicado fazer os cálculos mas tendo em mente as coisas ditas no post vocês irão ver o quanto as coisas irão melhorar, tanto a capacidade capacidade de raciocínio e estratégia alem de leitura de jogo irá aumentar, e com isso ótimos resultados irão vir. Eu espero que eu possa ter ajudado a vocês conseguirem bons números para tirar as dúvidas na hora de montar um deck, ou sidear. O pensamento de probabilidade não é 100% exato , porem pode ser muito bem aplicado no jogo, e caso aplicado com inteligencia, você irá estar um passo a frente do seu oponente .

Para conferir mais estudos sobre Yu-Gi-Oh eu recomendo o site YugiDecks

Nenhum comentário :

Postar um comentário