14 de agosto de 2014

GUARDIÕES DA GALÁXIA (COM SPOILERS) - Teorias, Opiniões, Desafio Infinito, Adam Warlock e outros Easter Eggs.


Eu sei que a gente demorou um pouquinho pra falar de Guardiões da Galáxia, mas é que o post seria grande e etc... Mas agora, depois de assistir ao filme, podemos falar tranquilamente sobre ele e ainda comentar sobre nossas teorias, Desafio Infinito, Pai do Peter e o que mais está rolando pela surface da "teia".

Pra inicio de texto, eu não vou entrar em detalhes sobre a origem dos guardiões - pelo menos não agora - e nem nada do tipo, mas o nosso parceiro Proibidor Ler fez um Guia Completo Pra Você Conhecer os Guardiões da Galáxia bem legal, e você confere por lá.


Não sabia muito sobre os guardiões da galáxia antes de saber que iriam lançar um filme sobre e continuo não sabendo muito, mas a tirada de colocar histórias sobre guerras estelares e alienígenas engraçados não podia ter vindo em melhor momento. Eu, como fã desse tipo de filme, fiquei com os olhos brilhando ao ver esse arquétipo nos filmes da Marvel, além de cinco personagens extremamente carismáticos como protagonistas em uma história simples e muito divertida. Acho que todos tiveram seu momento, principalmente a dupla Rocky (Bradley Cooper) e Groot (Vin Diesel), um poço de amizade, humor e sentimentalismo. Sério, o Rocket Raccon ficou engraçaralho.



Chris Pratt como Peter Quill, o Senhor das Estrelas, foi incrível. Conhecia mais a carreira da esposa dele do que a dele, mas com certeza é um concorrência pesada para o Rob Downey Jr. É atemporal o modo em que ele consegue estar roubando raridades cósmicas, pilotando naves espaciais e ouvindo Come And Get Your Love (estou ouvindo agora) em um toca-fitas. Zoe Saldana está incrível e linda como Gamora, mas eu já gosto dela desde A Familia da Noiva. O durão Drax também ficou divertido com seu jeito de levar tudo pro lado literal da palavra "Porque eu passaria meu dedo na garganta dele?". O vilão principal, Ronan, o Acusador, também ficou bem sinistro, embora eu não tenha achado de grande expressão pois o achei muito mecânico. Contudo, James Gunn tá de parabéns pelo trabalho.
Masentão, como já dito esse é o filme que encerrou a segunda fase da Marvel pré-Vingadores e é mais um filme que abrange o universo cósmico da Marvel (os primeiros foram Thor, Cap. America e Thor: Mundo Sombrio), e como era esperado por quem acompanha os filmes eles inseriram mais elementos de uma das maiores supersagas da Marvel intitulada Desafio Infinito.


A saga foca em Thanos, um titaniano que planeja destruir o universo para provar o seu amor pela Morte, mas para isso precisa das seis Gemas do Infinito (artefatos de grande poder) para uni-las em sua Manopla do Destino e conseguir o poder necessário para destruir tudo. E como sabemos que essa saga será usada futuramente? Simples. A Marvel praticamente jogou isso em nossa cara. 

  • No primeiro filme de Thor, em uma cena rápida em que os Gigantes de Gelo estão correndo pelos corredores do quarto de tesouros de Odin, vemos a famosa Manopla do Destino, que Thanos usa nas hqs pra unir as joias do Infinito. Apenas um easter egg? Talvez...
  • Em Vingadores - sabendo da existência da Joia da Mente - vemos a habilidade de Loki em controlar mentes ao tocar na vítima com o seu cajado, e na cena pós-créditos de Os Vingadores, vemos Thanos, o próprio, sorrindo.
  • Na primeira cena pós-créditos em Thor: Mundo Sombrio, temos a cena em que a Sif e aquele outro barbudo-que-ninguém-gravou-o-nome visitam o Colecionador e entregam-no o Éter para que ele possa guardar, já que, como o Tesseract está em Asgard, seria perigoso demais deixa-los juntos. Quando eles se vão, o Colecionador afirma: "Uma já foi, faltam cinco". Com isso, é revelado que o Tesseract é uma suposta Gema do Infinito.
  • E, finalmente, em Guardiões da Galáxia, os caras explicam sobre a existência das Gemas/Joias e que já foram usadas para causar genocídios estelares em tempos passados, além de nos apresentarem mais uma joia: a Orbe.

Com isso, sabemos que o Tesseract, o Éter, a "Orb", e, embora ainda não confirmada, aquela esfera brilhante do cajado de Loki formam quatro joias do infinito. Em Guardiões da Galáxia também nos é revelado oficialmente o vilão Thanos, e seu ostensivo queixo, com sua armadura dourada sentando em seu trono de pedra e na Comic-Con soubemos que o ator Josh Brolin iria interpreta-lo.
Agora que já explarecemos alguns tópicos, podemos comentar sobre alguns Easter Eggs e referências.

Howard, o Pato.

De início eu me perguntei "Mas que porracaria é essa?", dai o Gabriel me disse que era Howard, o Pato, e mesmo assim fiquei sem entender. Só depois de chegar em casa, e pesquisar o nome, é que me lembrei que era aquele pato de um filme que eu não tive paciência de ver quando era mais novo. Howard, o Pato, foi feito na intenção de parodiar o Pato Donald, e é uma versão adulta dele. Bem, eu ainda preferia o trailer de A Era de Ultron.

Meredith Quill



A atriz que faz a mãe de Peter Quill, Laura Haddock, já fez uma participação em outro filme da Marvel: Capitão América - O Primeiro Vingador. Ela é uma garota que pede autógrafo para ele. Se lembra?

Casulo de Adam Warlock?

Esse não é um Easter Egg de Guardiões da Galáxia e sim um Easter Egg da cena pós-créditos de Thor: Mundo Sombrio e que envolve o Colecionador e todo o Universo Marvel. Na mesma cena da Sif e do Volstagg (gravei e não esqueço mais), vemos um grande casulo que passaria despercebido se ele fosse inédito. Mas não é. O casulo em questão é d'Ele, Adam Warlock, uma criatura nascida de um experimento por uma organização que queria criar um ser humano perfeito. A confirmação foi dada pelo próprio James Gunn, diretor de GdG.

O mais legal é que, depois de aparecer pela primeira vez num quadrinho do Quarteto Fantástico, Adam Warlock ressurge em uma história de Thor, onde ele rapta a Sif e toma como mulher, pretendendo formar uma nova espécie. E uma outra joia do infinito, a Joia da Alma, é usada por Ele (bem na testa), então é possível que ele seja o vilão que vai nos apresentar essa outra joia.

Kymellianos

Bem começo do filme, na sala onde Peter Quill rouba a Orbe, ele avista um crânio de um cavalo que também parecia despercebido se fosse inédito. Mas não é. Os Kymellianos são uma raça de alienígenas humanoides com cabeça de cavalo. A rainha deles é uma das esposas de Raio Negro, líder dos Inumanos. Lembrando que, com essa expansão toda do universo cósmico da Marvel, não sei delírio imaginar um filme sobre os Inumanos, futuramente.

Bill Raio Beta!?


Eu ainda não consigo ver, mas os fãs com a melhor visão dizem conseguir ver Bill, um dos aliados de Thor, na coleção do Colecionador. Bill é um alien que foi alterado geneticamente para defender sua raça que precisou fugir de seu planeta natal. Foi atacado por Thor, conseguiu levantar o martelo dele e ganhou um novinho de Odin após derrotar Thor na batalha em que ambos reivindicaram a posse do martelo, já que só aquele que é digno consegue levar o Mjolnir. Com isso ele conseguiu poderes semelhantes ao de Thor.

Nova Corp., Garthan Saal e Rhomann Dey

A Corporação Nova é uma espécie de polícia militar intergalática nascida em Xandar, eles possuem um tipo de energia chama Força Nova (aquele escudo feito de uma energia amarela que as naves fizeram para impedir a nave de Ronan de se lançar em Xandar) que pode ser usado em armas, escudos e outras coisas. São controlados pelos computadores de Xandar chamados WorldMind.
Nas hqs, assim como na Terra, os oficiais da Corporação Nova também tem patentes e elas determinam a porcentagem de Força-Nova que eles podem usar, são eles:
  • Nova Prime - O Centurião Nova designado como 'Prime' é o membro mais graduado da Nova Corps. A Nova Prime é dotado de uma vasta porção da Força-Nova, e capaz de grandes proezas da manipulação da energia e projeção.
  • Centuriões - Os Centuriões são a camada superior da Nova Corps. É a partir dos Centuriões que o Nova Prime é selecionado. Os Centuriões podem levantar cerca de 20 toneladas. 
  • Denarianos - Os Denarians são a camada intermediária da Nova Corps. Eles têm acesso a 75% da Força Nova se comparado com os Centuriões. Os Denarianos podem levantar cerca de 15 toneladas. 
  • Millennianos - Os Millennianos tem 50% da Força-Nova em comparação com os Centuriões. Eles não podem voar, mas podem pilotar aquelas jatos de um-homem. Millenianos pode levantar cerca de 10 toneladas, tem invulnerabilidade limitados, e têm pequenos blasters fótons nas braçadeiras de seu uniforme. 
  • Enfermeiro - O Enfermeiro é o nível de entrada da Nova Corps. Quaisquer graduados da Academia Espacial devem aplicar-se à Nova Corp. após a formatura. Eles têm acesso a 25% da força de Nova em comparação com os Centuriões. Eles podem levantar cerca de 5 toneladas com invulnerabilidade limitada. Como os Milenianos, o Enfermeiro tem pequenos blasters fótons nas braçadeiras do seu uniforme.
Denarian Saal, que é Garthan Saal, interpretado por Peter Serafinowicz, é um Denariano e aparece diversas vezes no filme interagindo com os Guardiões.
É sabido que Xandar e a Nova Corp. foram destruídas três vezes: Uma pelas mãos de Zorr, o Conquistador, outra pelas mãos de Nebula e a última na super saga Anaquilação.

Garthaan Saal foi um dos últimos sobreviventes da destruição de Xandar pelas mãos de Nebula. Ele então consegue reunir todo o poder da Força-Nova e vai ao encontro de Nebula se transformando em Supernova, buscando vingança. Já o Nova nasceu de um raio que atingiu Richard Rider enquanto estava em uma sorveteria. O raio foi disparado pelo Centurião Nova Rhomann Dey, interpretado por John C. Railly (o gordinho de cabelo cacheado), em uma batalha contra Zorr, que havia devastado Xandar. Ele então ganha os poderes de um Centurião e se torna Nova.
Com certeza a Marvel não usou o nome desses dois personagens à toa, além do que saíram de um capacete muito parecido com o do Nova nas artes conceituais do filme. Quem sabe no próximo filme?


Pai de Peter Quill


O mistério sobre a identidade do pai de Peter Quill é deixado no começo do filme, quando sua mãe conta que “um dia o seu pai virá te buscar” e que ele era “um anjo, feito de luz” e no final do filme onde Peter lê uma carta que sua mãe o chama de "Meu pequeno Senhor das Estrelas", nos mostrando que o nome não foi invenção dele e nos fazendo questionar de onde sua mãe tirou esse nome. Ainda, após derrotar Ronan com ajuda da Orbe, os Guardiões conversam com Nova Prime e é revelado que - após ser confirmado que nenhum humano conseguiria ficar tanto tempo segurando a Orbe - o pai de Peter é algo antigo e não humano. É sabido que, nos quadrinhos, Peter é um semi-spartai filho de Jason de Spartax, imperador do planeta Spartax, e que o título Star-Lord vem de um equipe de policiais intergaláticos de mesmo nome e que seu avô foi um Star-Lord antes dele, mas o universo cinematográfico poderia muito bem alterar essa paternidade para encaixar no enredo. Como o Desafio Infinito é a grande saga que escolheram, os Star-Lords poderiam atuar como uma organização antiga que atuava contra as união das gemas do infinito, até porque no filme foi mostrada um grupo que se sacrificou para separar as joias. Há quem diga que são uma espécie de Illuminatis.
Enfim, já li teorias de que o pai dele poder ser o Yondu (pqp...) ou até o Adam Warlock que falamos aí em cima, mas no final todas não passam disso: teorias.

Celestiais e Luganenhum


Lembram daquela cabeça gigantesca que na verdade é uma cidade chamada Luganenhum? Então, nos quadrinhos, além de ser a base dos Guardiões da Galáxia, ela é a cabeça de um Celestial. Se você supôs que além de serem gigantescas são poderosíssimos, acertou.


Footloose

Em uma cena, Peter e Gamora estão conversando à sóis ouvindo música, Gamora diz que é uma guerreira e assassina e que por isso não dança. Peter então conta a história da Lenda de Footloose sobre Kevin Bacon, um herói que fez com que as pessoas de uma cidade vissem que dançar é a melhor coisa do mundo. Kevin Bacon adorou a referência.

Chitauri e Elfo Negro do Colecionador


Ambos aparecem na coleção do Colecionador. Essa foi mais fácil de ver, hein?

Cosmos



Basicamente, é o cachorro dos Guardiões, fala por telepatia e possui poderes mentais similares ao do Prof. Xavier.

Quarto do Peter Pollock e luz negra


Bem, eu morri de rir com essa, mas teve gente que ainda não entendeu. É claro que eu não sabia quem era Peter Pollock, mas precisa? HUEAUHEUA

James Gunn


O diretor, que tem no currículo filmes como Slither, Madrugada dos Mortos e Scooby Doo, tem uma paródia bastante inusitada na carreira chamada James Gunn's PG Porn. A série é nada mais nada menos que uma paródia de filmes pornográficos e foi criada e lançada na internet por ele e seu irmão Sean Gunn. A sátira, que tem como tema "Para pessoas que amam tudo sobre pornô... exceto o sexo.", conta com atrizes famosas como a amada Sasha Gray (que vocês devem conhecer muito bem). EEee, James Gunn. hehuahe


Mas então é isso, caso tenha algo para ressaltar ou alguma coisa que discorda, concorda ou muito pelo contrário, comente. 



Nenhum comentário :

Postar um comentário