1 de fevereiro de 2012

Resenha #5 - Hanako to Guuwa No Tera - Você acredita em lendas?


Você acredita em lendas? Não? Talvez?
Em HANAKO TO GUUWA NO TERA, Duvide uma vez sequer e elas se tornarão reais.

Hanako to Guuwa no Tera é um mangá que mescla ação, suspense e terror, da autoria de Sakae Esuno e já finalizado pela editora Kadokawa Shoten.
No mangá, Asou Daisuke é um detetive que investiga alegorias (no mangá alegoria é o mesmo que lendas folclóricas que possuem as pessoas). As alegorias são apenas histórias fictícias, porém, se a pessoa simplesmente acreditar que possa ser real a lenda ganha vida.
E uma das coisas que mais me atraiu no mangá foi que as lendas usadas nas histórias são “reais”.
Lendas reais Dan?
Assim que eu terminei de ler o primeiro capitulo joguei no Google o nome de umas das lendas mencionadas no anime e me deparei com fotos e histórias.
Outra coisa legal é que ironicamente o detetive também possui alegorias, uma delas é uma das personagens principais.

Hanako-San.

Diz a lenda que uma menina de 10 anos, brincando de esconde-esconde, se escondeu na 4ª cabine do banheiro de seu colégio. Dizem que ela não voltou do banheiro e no outro dia foi encontrada morta. Desde então seu espírito aparece no Box 4 dos banheiros escolares pra quem se atrever a provocá-la.
No mangá Hanako é uma das alegorias de Daisuke e o ajuda a resolver os casos. Não está nada assustadora (É até bonitinha) e também só pode ficar em banheiros. Hanako também cria estratégias para acabar com as alegorias utilizando computadores.
A outra personagem é Kanae.

Hiranuma Kanae.

Logo no primeiro capítulo Kanae aparece como uma cliente assombrada por uma alegoria e pede ajuda a Daisuke. Eventualmente ela passa a ajudar Daisuke como uma forma de agradecimento.
Ela não faz nada de interessante e até agora mostrou-se inútil.
Finalmente voltamos a Daisuke.

Asou Daisuke.

É o protagonista principal da série, estava tentando levar uma vida normal como um detetive comum, mas não deu muito certo. Está possuído por duas alegorias: Uma é a Hanako do Banheiro e a outra é uma que diz que se você soluçar por 100 vezes seguidas você morrerá e sempre que Daisuke é apresentado a uma possível aparição de alegoria ele começa a soluçar.


Os personagens são muito vazios, sem emoção e você acaba não se importando com eles. Não faria a mínima diferença se trocássemos os principais por outros, entretanto o forte da história são as lendas. É empolgante você ver, a cada capítulo, uma lenda diferente e como Daisuke e Hanako resolverão os problemas que elas trazem. A arte é bem simples, mas não chega a ser feia, se pelo menos os personagens fossem mais carismáticos ficaria bem mais interessante. 
Entretanto, parece que no decorrer da série Daisuke progride, já que o cara consegue distorcer a realidade seguindo a lógica das alegorias e deve ficar bem mais interessante no decorrer da série.destorcer
Enfim, eu gostei muito da proposta folclórica do mangá e recomendo.





Comentários
6 Comentários

6 comentários :