11 de setembro de 2014

A Origem dos Nomes | O Capitão Marvel (da DC Comics)

Você, que pelo menos conhece um pouco sobre quadrinhos ou conhece alguém que goste, sabe que a Marvel e a DC, as duas maiores editoras de quadrinhos do mundo, são concorrentes diretas. Já você, que conhece um pouco mais à fundo, sabe que ambas as editoras possuem heróis equivalentes como Deadpool e Deathstroke, Homem Elástico e o Sr. Fantástico, Arqueiro Verde e Gavião Arqueiro e Sentinela e Superman. Agora, o que dizer quando um personagem tem o nome da editora concorrente, como é o caso do Capitão Marvel que é da DC Comics? Calma, vou explicar...
A Origem do Capitão Marvel


O Capitão Marvel foi criado pelo roteirista Bill Parker e desenhado por C. C. Beck em 1939, e lançado pela extinta editora Fawcett Comics em 1940 na revista Whiz Comics #2. A história era a seguinte: 
 "Billy Batson, um jovem que trabalha como repórter de rádio e foi escolhido, devido a sua bondade interior, para receber os poderes do Mago Shazam, a fim de preservar a justiça e a paz no Universo.Sempre que Billy fala o nome "Shazam", ele é instantaneamente atingido por um raio mágico que transforma-o em um super-herói adulto com poderes sobre-humanos (e vice-versa, uma vez que o personagem pode voltar a forma infantil da mesma forma). Os poderes do Capitão Marvel são oriundos de seis heróis lendários que lhe concedem tais características, sendo eles, Salomão (sabedoria), Hércules (vasta força física), Atlas (resistência, invulnerabilidade), Zeus (poder), Aquiles (coragem) e Mércurio (velocidade, capacidade de voo).

Na chamada Era de Ouro dos quadrinhos, o Capitão Marvel foi uma resposta da Fawcett Publications (dona da Fawcett Comics) ao enorme sucesso que a DC Comics (que era chamada National Comics na época) estava fazendo com os seus super-heróis, principalmente com o Superman. O cara se chamaria Capitão Trovão, mas foi mudado para Capitão Marvel - que inglês é algo como maravilha, algo impressionante - pois já havia um Capitão Trovão em outra editora. Com o sucesso estrondoso do Cap. Marvel, a National iniciou um processo contra a Fawcett alegando que o Cap. Marvel era uma cópia descarada do Superman.
Mas fala sério: Nem parece, né? hHEAUEUAH


A novela durou 12 anos, até que em 1953 a Fawcett, devida à baixas vendas, largou o mundo dos quadrinhos e o Cap. Marvel se aposentou durante um longo tempo, até que em 1973, a DC Comics adquiriu os direitos do Capitão Marvel e retomou com as publicações do herói. Só que nessa época, a Marvel Comics já existia e tinha os direitos sobre o nome Capitão Marvel, forçando a DC à mudar o nome da revista para Shazam. Mas foi só em 2011 que o Capitão Marvel mudou definitivamente para Shazam.

Comente se gostou, ou não gostou, ou quem deveria ter a origem aqui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário