28 de junho de 2016

Kotonoha no Niwa - O Jardim das Palavras | Vale a Pena?


A tristeza solitária de Makoto Shinkai


Conheci essa animação enquanto escolhia algo para ver no Netflix e nada sabia sobre. A surpresa no entanto foi ótima e o diretor e escritor Makoto Shinkai ganhou mais um fã.

Kotonoha no Niwa (O Jardim das Palavras) conta de Takao e Yukino. Ele um estudante do ensino médio que confecciona sapatos e ela uma mulher que vive bebendo cerveja e comendo chocolate. Ambos se encontram numa manhã chuvosa em um jardim e assim começam uma rotina.


Para esse filme, Makoto Shinkai - aqui diretor, escritor, cinematógrafo e editor - quis criar um romance moderno, enfatizando o antigo significado japonês da palavra amor (koi), que significa “tristeza solitária”, e é exatamente em cima disso que o filme trabalha: Takao é um estudante de 15 anos que vive com seu irmão – que está prestes a se mudar para morar com sua namorada – e sua problemática mãe. Nas horas vagas faz bico num restaurante e sonha em ser designer de sapatos. Embora tenha amigos na escola, não há uma grande profundidade na relação entre eles; Yukino é uma mulher misteriosa e os detalhes de sua vida vão sendo revelada pouco-a-pouco na história.
Ambos vivem encurralados em seus mundos, embora de formas diferentes, com seus problemas e perguntas sem respostas. É apenas quando suas vidas se encontram nos dias chuvosos é que ambos também passam a se encontrar.
Um antigo e muito bonito poema japonês da coleção Man'yōshū, citado no filme, diz muito sobre a essência da obra.


Ainda, as diferenças de idade aqui pouco importam. O diretor quis transmitir a ideia de como muitas vezes adultos podem não sentir mais maduros do que adolescente, e é o que acontece aqui. Quando estão juntos, conversando no coreto do jardim, sorrindo ou comendo, ambos são iguais, ambos fazem parte de um só mundo, não mais triste, não mais solitário.

A trilha sonora original é composta por Daisuke Kashiwa, e é incrível, inteiramente tocada em um piano. Enquanto a música tema “Rain” é uma versão recente de Matohiro Hata da original por Senri Oe. Entretanto, o que mais impressiona em Kotonoha no Niwa é o trabalho artístico dirigido por Hiroshi Takiguchi. Particularmente eu não me lembro de ter visto cenários tão bem representados como vi aqui, mesmo não conhecendo os locais reais adaptados para na animação. É realmente impressionante o nível de detalhe que conseguiram.



Kotonoha no Niwa é um drama duro e realista, que fala sobre queda e ascendência e, por mais que esse seja um gênero diferente pra você, com certeza vai valer muito a pena sair da zona de conforto.

Nenhum comentário :

Postar um comentário