5 de abril de 2022

Mangás de terror de poucos volumes que deveriam ser publicados no Brasil

  Atualmente no brasil muitas editoras tem apostado em trazer mangás menos mainstream,  títulos diferentes voltados para um novo publico.  E um dos mangakás que vem se destacando muito é Junji Ito,  o autor de mangás de terror perturbadíssimos vem tendo muitos dos seus mangás sendo publicados por diferentes editoras por aqui.

  O que todo fã de mangás de terror espera é que esse sucesso do Junji Ito desperte o interesse das editoras brasileiras pelos trabalhos de diversos outros mangakás do gênero que publicam obras de muita qualidade nessa mesma linha.

 Veja Também as outras postagens do OC sobre mangás de terror

The Drifting Classroom


  É o grande pioneiro do gênero terror nos mangás, tendo influenciado tudo que veio depois. Ele publicou seu primeiro mangá enquanto ainda estava no colégio e começou a trabalhar profissionalmente na área após sua formatura,  na década de 1950.


  The Drifting Classroom é um mangá de terror de sobrevivência publicado pela revista Weekly Shounen Sunday nos anos 70.  Na trama uma escola desapareceu misteriosamente com alunos e funcionários dentro,  deixando no local apenas uma enorme cratera.  Porém as pessoas dentro da escola sem entender o que aconteceu ao olhar pelas janelas se depararam apenas com um deserto sombrio ao redor da escola.


  O sentimento de desespero toma conta desespero toma conta de todos presos na escola,  a situação piora quando os adultos percebem que naquela situação eles não possuem recursos como agua e comida suficientes no local para todo mundo.  O protagonista Sho Takamatsu é um problemático aluno da sexta série precisará se adaptar rapidamente à sua nova realidade distópica.

  Originalmente The Drifting Classroom é completo em 11 volumes mas nos EUA foi publicado pela Viz em apenas 3 volumes que compilam toda a historia. 


Fuan No Tane

  Do mangaká Masaaki Nakayama publicado na revista Champion RED e completo em 3 volumes encadernados.  Em Fuan no Tane temos uma coleção de historias de terror muito curtas e atmosfericas, onde em pouquíssimas paginas (Algumas possuem apenas duas páginas) o autor nos apresenta um caso assustador, um terror sobre lendas urbanas, aparições sobrenaturais e superstições.  

  Algumas criticas a respeito de Fuan no Tane é que devido as historias serem muito curtas, não temos uma construção de suspense bem elaborada, personagens não tem desenvolvimento e as historias terminam de maneira abrupta e sem explicação.  Mas eu tive uma experiência muito boa com esse mangá,  Li tudo em sequencia,  claro que nem todas as historias funcionam mas o que me ganhou foi a criatividade de algumas historias,  as mais nonsense eram as minhas favoritas.

Misumisou

  Do Mangaká Rensuke Oshikiri, mesmo autor de High Score Girl, um anime original netflix de comédia romântica e cheiao de referencias a  jogos de videogame clássicos  temos Misumisou, o trabalho anterior do autor, um mangá de terror bem violento, com crianças ruins fazendo coisas terríveis.


  Um mangá de terror de vingança, um drama escolar envolvendo bullying pesado.  Nozaki Haruka é uma estudante transferida, após sua família precisar se mudar por causa do trabalho de seu pai, ela saiu de Tóquio para uma pequena cidade de interior.  Na nova escola essa menina sofre todo tipo de bullying na mão dos colegas de classe, e para piorar sua professora não se importa.  Para não preocupar seus pais ela decide não contar nada em casa.  Porém quando seus pais descobrem e tentam tomar alguma providencia o bullying só ficou pior e um terrível incidente acaba gerando uma terrível tragédia.


  Quando Nozaki retorna para escola ela embarca em uma jornada de vingança contra todos os que lhe fizeram tanto mal.  Um mangá de crianças ruim se matando, coisas horríveis acontecendo e cheio de viradas.  O mangá possui 22 capítulos, completo em 3 volumes encadernados.  O mangá possui uma adaptação japonesa em live action de 2018, com o titulo Liverleaf e direção de Naito Eisuke.

Kuchisake Onna Densetsu e School Zone

  A mangaká Kanako Inuki é conhecida como "Rainha dos Mangás de Terror".  essa autora se tornou famosa ao desenhar capas e historias curtas para diferentes revistas de mangás de terror no Japão.  Seu estilo de terror é muito baseado Pelo folclore, pela tradição e por humor irônico, a autora tem um traço fofo mais que casa muito bem com seus personagens infantis e o bizarro das suas historias.

  Em Kuchisake Onna Densetsu, mangá completo em 2 volumes temos um compilado de historias curtas de horror baseados nas lendas e superstições  folclore japonês.  Já em School Zone, completo em 3 volumes, temos um compilado de oneshots da autora que se passam em ambientes escolares, uma série sobre crianças comuns que encontram o terror em sua própria escola e descobrem que muitas histórias de fantasmas, lendas urbanas e superstições são verdadeira e horrivelmente reais.

Tomodachi x Monster


  Um mangá de monstrinhos diferentes,  Tomodachi x Monster é um mangá seinen do mangaká Yoshihiko Inui publicado originalmente no Japão na revista Manga Action de 2014 a 2015, historia é completa em 3 volumes encadernados. O mangá é uma parodia sombria e muito violenta de outras séries de “monstrinhos” estilo Pokémon.


  A historia se passa em uma pequena aldeia montanhosa no Japão rural onde estranhas criaturas espreitam. É então que o jovem Wataru ouve uma voz o chamar enquanto anda longe da escola, ele logo descobre um novo “amigo” que irá transformar sua vida para sempre (ou drasticamente encurtar).


  Wataru acaba inserido em um mundo escondido de monstros chamados “tomodachi” que procuram fazer amizade com crianças pequenas, e junto com eles entrar em um jogo de morte horrível.  Em pokémon a batalha termina quando o monstrinho e nocauteado, mas tudo fica bem depois de uma visita ao centro pokémon. Nesse mangá as batalhas não terminam até alguém perder a cabeça… Literalmente.

Veja também:

Nenhum comentário :

Postar um comentário