14 de dezembro de 2023

Dragon Ball falha no Teste de Bechdel

  Teste de Bechdel, idealizado pela cartunista Alison Bechdel, é um critério utilizado para avaliar a representação de mulheres em obras de ficção.  O teste consiste em três critérios simples que uma obra deve cumprir para ser considerada como tendo uma representação mais significativa de mulheres:

  • A obra deve ter pelo menos duas personagens femininas com nomes.
  • Essas personagens devem interagir entre si.
  • A interação entre essas personagens não deve ser exclusivamente sobre homens.

  O objetivo do Teste de Bechdel é destacar a falta de representação e desenvolvimento de personagens femininas nas mídias, além de chamar a atenção para a tendência de centrar as narrativas em personagens masculinos e em temas relacionados aos homens.

  E Dragon Ball criado por Akira Toriyama, falha neste teste. A trama, focada na busca pelo poder e em batalhas épicas, deixou as suas personagens femininas relegadas a papéis secundários.

  No universo de Dragon Ball, as mulheres, embora possuam habilidades formidáveis, muitas vezes desempenham papéis subordinados na trama principal. A interação entre personagens femininas é ofuscada pela intensidade das batalhas e pela dinâmica focada nos personagens masculinos. essas personagens apesar de sua importancia, muitas vezes são relegadas a papéis de apoio ou maternais. Este padrão de representação limita a possibilidade de diálogo substancial entre as mulheres, excluindo-as do cumprimento do Teste de Bechdel.


  Embora alguns argumentem que a natureza de Dragon Ball gira em torno de lutas épicas e da busca pelo poder, a falta de interações significativas entre as mulheres destaca a necessidade de uma representação mais igualitária. Oportunidades de se desenvolver relacionamentos femininos independentes e ricos em nuances têm sido desperdiçadas na busca por uma narrativa dominada por personagens masculinos.   Passar no Teste de Bechdel poderia enriquecer a história ao explorar as complexidades dos relacionamentos femininos no universo Dragon Ball, proporcionando uma perspectiva mais diversificada e diferenciada.

Veja Também:

Nenhum comentário :

Postar um comentário