19 de março de 2024

Grimace | Se você perder o sorriso, certamente morrerá

Grimace / Kodansha

    Escrito e desenhado por Katsumata Hiroki o mangá de terror social Grimace foi publicado em 2023 pela YanMaga Web,  Versão web da revista Young Magazine da editora Kodansha, Recentemente concluído  em 3 volumes encadernados.  A palavra em inglês que dá o título do mangá, Grimace, significa careta em português,  o que dá o tom desse survival horror onde se você perder o sorriso, certamente morrerá.

Moradores sorrindo - Grimace / Kodansha


   O mangá conta a história dos Shirotani,  uma família japonesa padrão que acabou de se mudar para um novo complexo de apartamentos,  mas a alegria dura pouco quando eles descobrem a bizarra regra que todos que moram lá devem seguir: “sempre mantenha um sorriso quando estiver na frente do proprietário”.  Se você quebrar a regra... escapar será impossível.

Família Shirotani - Grimace / Kodansha


Condomínio - Grimace / Kodansha


  Sempre com uma coroa de papel na cabeça e comendo cereal, no proprietário do condominio temos o vilão da história,  por traz de um jeitão bobão infantil, temos um cara extremamente incoveniente, invasivo, com um péssimo senso de humor e que por nunca ser contrariado vai forçar todos os limites da convivência e tornar a vida de seus moradores num inferno, e eles não podem perder o sorriso do rosto diante terríveis situações.

Proprietário - Grimace / Kodansha

      Com alerta de todos os gatilhos, no mangá vemos cenas de bullying pesado,  abusos psicológicos, assédio sexual e o que acontece quando alguém descumpre a regra e bem pesado.  O roteiro e extremamente eficiente em te fazer odiar o propriétario e ter repulsa por sua presença.  Eu lendo ficava tenso até em momentos banais que esse personagem estava presente.

Página - Grimace / Kodansha


  A arte do mangá é incrível, com destaque para as expressões faciais,  o autor consegue passa toda tensão só com o sorriso forçado na cara dos personagens.

arte Grimace / Kodansha
    No caso dessa história vemos um proprietário de um apartamento, mas e se pensar-mos em um chefe abusivo ou um familiar tóxico... muitas vezes somos forçados a conviver com pessoas que nos fazem mal,  seja pela razão de manter um emprego ou evitar um desconforto maior em casa ou em qualquer lugar acabamos relevando muitas coisas e não nos impondo.  Nesse mangá o autor eleva isso aos níveis de um mangá de terror muito bem, acho que em algum grau todo mundo vai se identifica um pouco com essa histrória.   Infelizmente ainda é muito pouco conhecida e não tem onde ler em portugês. 

Veja Também:

Nenhum comentário :

Postar um comentário