19 de setembro de 2023

As capsulas Hoi-Poi de Dragon Ball poderiam existir na vida real?

   O universo de Dragon Ball e bastante rico, Akira Toriyama criou golpes icônicos, lugares fantásticos e super tecnologias.

  Mas presentes no inicio da franquia, as cápsulas Hoi-Poi foram de grande ajuda para Bulma e Goku em suas aventuras.  Essas pequenas capsulas podem armazenar qualquer coisa, basta apertar um botão e jogar para que o que você armazenou saia de dentro dela. essa tecnologia é bem popular no mundo de Dragon Ball, já vimos os personagens guardarem veículos em capsulas de abri-las apenas quando necessário.

  No mundo real essas capsulas quebrariam muito o galho, imagine guardar suas coisas em capsulas e abrir só quando quiser usar, você pode levar todas as suas coisas pra qualquer lugar.  Você nunca teria problemas com estacionamento, só guardar seu carro em uma capsula quando chegar no shopping e andar com ele no bolso. Na hora de ir em bora só abir a capsula que o carro tá lá do jeito que você deixou... Porém aqui no brasil não daria certo, imagine guardar todas as suas coisas em capsulas e ser assaltado. Seria um enorme prejuízo.

Com os avanços da ciência, muitas tecnologias fantásticas criadas em obras de cultura pop no passado acabaram se tornando reais de alguma forma,  mas será que isso pode acontecer com as capsulas Hoi-Poi?  O tema foi abordado no site oficial da franquia que compartilhou uma entrevista com dois especialistas: Ryosuke Yamamura, da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercari, e o professor de Engenharia Elétrica Yoshihiro Kawahara da Universidade de Tóquio.

  Yamamura falou sobre como essas cápsulas poderiam funcionar no nosso mundo e mencionou que alguns aspectos não seriam difíceis de construir, mas outros seriam: "Reduzir o tamanho de algo é totalmente possível, mas tornar objetos pesados mais leves? Isso seria um pouco difícil. Existem muitas maneiras de decompor um objeto em partículas, mas a mais próxima (do anime) seria remodelar o objeto a nível atômico".

  Por outro lado, o professor Kawahara observou que a única maneira de remodelar átomos seria através da fusão e fissão nuclear, o que seria um feito notável, mas não está claro como seria possível criar uma substância arbitrária com tecnologia moderna.

  Ambos concordaram que algo mais simples seria pulverizar um objeto com algum tipo de misturador e depois reconstruí-lo, atualmente pesquisas estão sendo realizadas com auto-montagem ou auto-dobramento, tudo usando impressoras 3D.

  Essas impressoras podem imprimir formas básicas de linhas e partículas, e quando os objetos são aquecidos, derretem e se deformam ou se fundem para dar uma nova forma, o que é chamado de impressão em 4D.

  Talvez com essa tecnologia, seja possível criar algo semelhante às Cápsulas Hoi-poi que aparecem em Dragon Ball e em um futuro, talvez não muito próximo, possamos ser capazes de levar e guardar nosso carro em uma delas, assim como acontece no anime.

Veja Também:

Nenhum comentário :

Postar um comentário