12 de abril de 2024

Mangaká odeia arte de fã e sofre hate no twitter

Shuujin Riku de Seguchi Shinobu


  Todo mundo sabe que o X (antigo Twitter) é uma rede social que só serve pra se estressar,  não importa a bolha a qual você pertence certamente encontrará por lá brigas entre usuários e polêmicas que ninguém se importa no mundo real.  A treta da vez envolve um mangaká Seguchi Shinobu e usuários franceses dessa rede social.

  contextualizando Seguchi Shinobu é autor de Shuujin Riku, Um mangá shonen que conta a história de um menino chamado Riku que é preso por um crime que não cometeu na pior penitenciária da Terra,  onde sobreviver é uma tarefa quase impossível.  A obra é completa em 38 volumes e foi publicado na revista Shounen Champion de 2011 até 2018.  O mangá está sendo publicado na frança com o título Prisonnier Riku.

  A polémica começou quando o usúario francês @Atsukyoo coloriu uma página do mangá e postou o resultado na rede social marcando o autor no dia 6 de abril...

publicação de @Atsukyoo no X

    No mesmo dia mangaká resolveu responder exigindo que a publicação fosse excluída, pois poderia ser confundida com a arte original do mangá.  Até aí tudo bem, já que a digitalização é ilegal no Japão e a ação do usuário francês pode ser mal interpretada como roubo...  Mas o mangaká continuou  seu comentário dizendo que a colorização não tem engenhosidade nem sentido e não combinava com a imagem que ele queria.

Tweet onde Seguchi responde ao seu fã no X

"Este é um desenho de linha que desenhei, então exclua-o. Isso ocorre porque as pessoas que olham para esta foto podem confundir que eu a colori. Essa coloração não tem engenhosidade nem sentido, e a imagem é completamente diferente. Isso é diferente da fan art, onde alguém viu meu desenho, desenhou-o a partir de um desenho de linha, coloriu-o e desenhou-o." - Tradução do X

  Apesar do pedido de Seguchi, o fã não deletou a postagem e tentou argumentar mas em seguida o mangaká simplesmente respondeu: “Isso é extremamente desagradável".

publicação de @Atsukyoo no X

  O fã francês postou até resposta em japonês: "Comprei e li todos os seus quadrinhos, mas não consigo entender o que você está fazendo. Você deve encorajar jovens talentos a apresentarem seu trabalho e pode me explicar por que meu esquema de cores não faz sentido?".  Mas o mangaká não respondeu.

  Claro que isso foi o suficiente para que outros perfis franceses se sensibilizassem e resolvessem atacar o mangaká com memes como esse...

meme
  Tá, eu achei engraçado kkk, mas aqui no Brasil quando algúm gringo menospreza algo daqui a galera costuma responder com o lendário Vampetaço... Eu consigo imaginar os perfis brasileiros enchendo as redes sociais do mangaká com a foto do vampeta pelado com esse rosto colorido desse personagem kkkk.

  Mas essa treta ainda teve um final feliz, pois no dia 10 de abril, Seguchi Shinobu tornou pública sua reconciliação com Atsukyoo, onde revelou que lhe deu um feedback completo sobre sua coloração e que a partir de agora permitirá a coloração das páginas do Shuujin Riku, desde que não sejam publicadas a menos que autorizado pelo próprio. Nesse sentido, o japonês oferecerá feedback profissional para trabalhos que não sejam do seu agrado , assim como fez em seu processo de desculpas com Atsukyoo.  o autor aproveitaria o engajamento e revelou que está trabalhando em uma nova obra.

   Coisas assim acontecem no X/Twitter com muita frequência, é uma rede ANTI-social.  Mas o que eu tirei dessa treta é que conheci esse mangá Shuujin Riku que parece bem interessante.

Veja Também:

Nenhum comentário :

Postar um comentário