10 de março de 2024

Mangakás morrem mais cedo?

Detective Conan de Gosho Aoyama

    Um blog japonês catalogou a morte (natural) de 219 mangakás e descobriu que os mangakás têm uma expectativa de vida 20 anos mais curta do que a média dos homens japoneses.  Segundo o levantamento, os autores de mangás morrem em média aos 62,6 anos, em comparação com os 83 anos do japonês médio.

  Essas informações foram levadas ao Twitter pelo @niho_ame: "Após a morte de Akira Toriyama, eu queria saber se os mangakas realmente morreram mais jovens que o resto dos japoneses. a informação não pode ser encontrada em francês ou inglês, mas olhando com atenção me deparei com um blog japonês que estava fazendo uma lista."


  Em uma postagem mais antiga aqui do site eu publiquei que o mangaká Gosho Aoyama, autor de Detective Conan trabalha 20 horas por dia. Essa rotina maluca e pouco saudavél é uma exclusividade desse autor.  

  Essas informações só só reforça a percepção de como é sacrificante a vida dos mangakás no Japão,  e não é de agora, Osamu Tesuka já reclamou das mesmas coisas que lemos hoje em dia: não conseguir dormir/dormir pouco, rotina extremamente puxada, pressão, etc.

  E ainda tem "fã" que quando o mangá entra em hiato para autor cuidar ou tratar da saude ainda reclama que não saiu o capitulo novo, o pior é que muitas vezes quem tá reclamando lê o mangá de graça na internet.

Fonte: @narrativando 
Veja Também:

Nenhum comentário :

Postar um comentário