15 de junho de 2024

Os 10 melhores mangás de jogo de sobrevivência

Battle Royale de Koushun Takami e Masayuki Taguchi
  Desde batalhas sanguinolentas até as intrincadas armadilhas mentais, nesses mangás de jogos mortais apenas os vencedores podem sobreviver ao final.  Explorando a natureza humana em seu estado mais puro e desesperador,   confira nessa postagem as melhores indicações de mangás de jogos de sobrevivência.

Ousama Game

Ousama Game de Nobuki Kanazawa
  Ousama Game é um mangá seinen de horror psicológico escrito por Nobuaki Kanazawa e desenhado por Renda Hitori.  Publicado originalmente no Japão entre 2010 e 2012 e completo em 5 volumes encadernados.  No Brasil foi publicado pela Editora JBC com o titulo Jogo do Rei.

Ousama Game de Nobuki Kanazawa

 
  Na história acompanhamos um grupo de estudantes do ensino médio que são forçados a participar de um jogo mortal conhecido como "Ousama Game" ou "Jogo do Rei". Neste jogo, os participantes recebem ordens através de mensagens de texto enviadas por um autor misterioso chamado de Ousama (rei), e aqueles que não as cumprem são punidos com consequências horríveis...

Tobaku Hakairoku Kaiji

Kaiji po Nobuyuki Fukumoto

  Tobaku Mokushiroku Kaiji, popularmente conhecido como Kaiji, é um mangá seinen escrito e desenhado por Nobuyuki Fukumoto publicado na revista Young Magazine de 1996 até 1999 e completo em 13 volumes encadernados.  O mangá possui sequência e Spin off a serie teve adaptação em anime, jogos de vídeo game, live-action e até um reality shows japoneses com alta premiação em dinheiro.

Kaiji po Nobuyuki Fukumoto
  No mangá acompanhamos o protagonista  Ito Kaiji,  um jovem adulto endividado e sem nenhuma perspectiva de vida que sobrevive a base de pequenos delitos, fumo e álcool.  até o dia em que um agiota vem exigir uma dívida astronômica assumida por Kaiji.  Esse homem então lhe oferece um acordo: se ele embarcar em um barco misterioso, ele não apenas poderá pagar sua dívida, mas também ficará muito rico. Então nosso protagonista se encontra a bordo de um casino flutuante cercado por outros perdedores endividados como ele,  todos estão presos em um jogo cruel. Se vencerem, suas dívidas serão cobertas mais se perderem serão condenados a trabalhos forçados.

Mirai Nikki

Mirai Nikki por Sakae Esuno
  Mirai Nikki é um mangá shonen escrito e desenhado por Sakae Esuno e publicado na revista Shounen Ace de 2006 até 2010 e completo em 12 volumes encadernados, e foi publicado no Brasil com o titulo Diário do Futuro pela Editora JBC.

Mirai Nikki por Sakae Esuno

  O estudante de ensino médio Yukiteru Amano é arrastado para um jogo de sobrevivência mortal conduzido por um misterioso ser chamado Deus Ex Machina. nosso protagonista tem um diário do futuro, que prevê eventos que ainda vão acontecer com precisão, e descobre que está competindo contra outros 11 portadores de diários similares, cada um dotado de habilidades únicas e motivados a matar uns aos outros para se herdarem o poder ilimitado de Deus.  Yukiteru se une a uma colega de classe, Yuno Gasai, uma garota obsessivamente apaixonada por ele e disposta a fazer qualquer coisa para protegê-lo.

Deadman Wonderland

Deadman Wonderland de Jinsei Kataoka e Kazuma Kondou
  Deadman Wonderland é um mangá shonen escrito por Jinsei Kataoka e ilustrado por Kazuma Kondou, foi publicado de 2007 até 2013 na revista Shounen Ace e completo em 13 volumes encadernados.

Deadman Wonderland de Jinsei Kataoka e Kazuma Kondou
  Após um terremoto que devastou Tóquio,  uma prisão de segurança maxima chamada Deadman Wonderland surgiu dos destroços da cidade.  Administrado de forma privada essa prisão também é um parque de diversões temático onde os piores prisioneiros de todo o Japão são explorados como atração turísticas.  Porém o verdadeiro proposito desde lugar e os horrores que ali acontecem são desconhecidos do público.

Deadman Wonderland de Jinsei Kataoka e Kazuma Kondou
  Ganta Igarashi, nosso protagonista, é um estudante do ensino médio que vive uma vida normal até que certo dia surge um misterioso assassino mascarado em sua sala de aula que mata todos os outros alunos menos Ganta.  Após esse traumático incidente nosso protagonista é condenado como o autor do massacre, e enviado Deadman Wonderland onde agora participará dos jogos mortais bizarros que essa prisão realiza.

Deadman Wonderland de Jinsei Kataoka e Kazuma Kondou
      Além dos requisitos próprios de um mangá shonen bem trabalhados a obra também investe em elementos de terror, com os personagem constantemente arriscando a vida em jogos de sobrevivência sangrentos para entreter os telespectadores, o que também não deixa de ser uma crítica social relevante.  Deadman Wonderland ganhou uma adptação em anime em 2011 que adpta os primeiros 5 volumes da série de mangá, porém não teve continuação.


Btooom!

Btooom! por Junya Inoue

  Btooom! é um mangá seinen escrito e desenhado por Junya Inoue e publicado na revista Comic@Bunch de 2009 de 2018 e completo em 27 volumes encadernados.

Btooom! por Junya Inoue
  Ryuta Sakamoto, um jovem desempregado de 22 anos que ainda mora com a mãe e passa seus dias jogando um jogo online, chamado BTOOOM! do qual ele se tornou um dos melhores jogadores do mundo. Mas um dia ele acorda em uma ilha tropical abandonada, sem nenhuma lembrança das circunstâncias de sua chegada. Rapidamente ele entenderá que não está sozinho. Tal como ele, outras pessoas, homens, mulheres e crianças, estão presas nesta ilha e envolvidas numa luta mortal. Forçado a uma versão real de seu videogame favorito, Ryuta terá que fugir ou matar para ser o último sobrevivente e finalmente entender o que está acontecendo com ele!

Darwin's Game

Darwin's Game de FLIPFLOPs

    Darwin's Game é um mangá shounen da dupla FLIPFLOPs, publicado na revista Bessatsu Shounen Champion de 2012 até 2023 e completo em 30 volumes encadernados.

Darwin's Game de FLIPFLOPs


  O estudante do ensino médio Kaname Sudou recebe um convite de um colega para jogar Darwin's Game, um jogo para celular do qual ele nunca ouviu falar.  ao aceitar o convite nosso protagonista é mordido imediatamente no pescoço por uma cobra virtual que emerge da tela, ele agora é escravo de um jogo mortal,  uma verdadeira arena urbana em que participantes interligados por meio de uma rede social competem em duelos até a morte.  E mesmo que tente escapar do jogo, seus oponentes, atraídos pelo lucro e pela emoção do combate, estão prontos para fazer qualquer coisa para encontrá-lo...

Battle Royale

Battle Royale de Koushun Takami e Masayuki Taguchi
      Battle Royale surgiu originalmente como um livro escrito por Koushun Takami e publicado no japão em 1999,  fez tanto sucesso que já no ano seguinte a obra foi adaptada em um filme live-action e teve uma serie de mangá escrita pelo próprio autor e com desenhos de Masayuki Taguchi publicada na na revista Young Jump, concluida em 2005 com 15 volumes encadernados.

Battle Royale de Koushun Takami e Masayuki Taguchi
   A história se passa em um futuro distópico no Japão, onde o governo autoritário institui um programa chamado O Programa. Este programa seleciona uma classe de estudantes do ensino médio aleatoriamente para participar de um jogo mortal em uma ilha isolada. Os estudantes são equipados com coleiras explosivas que explodem se tentarem escapar ou desobedecerem às regras. Eles são obrigados a lutar uns contra os outros até que apenas um sobrevivente permaneça.

Battle Royale de Koushun Takami e Masayuki Taguchi
   A obra é um clássico dentro desse estilo história onde temos um grupo pessoas obrigadas a participar de um jogo mortal até apenas um vencedor sobreviva ao final,  influenciando tudo que veio depois.  Extremamente violento mais sem abandonar as questões humanas e sociais dos personagens.

  O que torna essa obra tão perturbadora é que ela te deixa com aquela pulga atrás da orelha de "e se fosse verdade, como eu ou as pessoas próximas a mim reagiriam?"  é difícil admitir que nós, ou alguns de nossos entes queridos, poderíamos nos matar em circunstâncias extremas...

  Battle Royale será publicado no Brasil em 2024 pela editora Pipoca e Nanquim, volumes 3 em 1 completando a coleção em 5 volumes com capa dura.  O primeiro volume já está a venda.

As the Gods Will

As the Gods Will de Muneyuki Kaneshiro e Akeji Fujimura

      As the Gods Will (Kami-sama no Iutoori) é o primeiro mangá escrito por Muneyuki Kaneshiro  (mesmo escritor de Blue Lock)  e desenhos de Akeji Fujimura.  Foi publicado de 2011 a 2012 na revista Bessatsu Shounen Magazine e completo com 5 volumes encadernados.
As the Gods Will de Muneyuki Kaneshiro e Akeji Fujimura




  Na história mais um dia de aula começa na vida de Shun Takahata, um estudante colegial que acha sua vida cotidiana chata e monótona.  porém do nada a cabeça de seu professor explode e dos restos do cadáver surge um boneco Daruma, e agora nosso protagonista e seus colegas de classe serão forçados a participar de jogos mortais supervisionados por entidades divinas para salvar suas vidas.
  Esse mangá tem uma adaptação em filme Live-action de 2014  que foi muito comentado pela internet após o lançamento de Round 6 na Netflix em 2021,  Muitas pessoas apontaram a enorme semelhança entre a primeira prova da série sul-coreana e a de As the Gods Will.

Internautas comparam Round 6 com o filme ‘As The Gods Will’

  O mangá támbém tem uma sequência chamada Kamisama no Iutoori 2 que possui 21 volumes encadernados.  No brasil o mangá foi anunciado pela editora NewPOP, mas detalhes da edição e data de lançamento ainda não foram revelados.

Chaosic Rune
Chaosic Rune do mangaká kenji yamamoto
  Gilberto Barros só disse que Yu-Gi-Oh! era do diabo porque não conhecia esse mangá. Esse não é propriamente um mangá de terror mas no quesito historia assustadora e gore ele entrega tudo.

  Minha comparação com Yu-Gi-Oh! não foi atoa,  também é possível fazer associação com Pokémon e outras obras de humanos controlando monstros.  Nesse mangá os personagens usam cartas para invocar monstros para lutarem até a morte,  porém todos os danos sofridos pelas criaturas são sentidos pelos controladores.
  
Chaosic Rune do mangaká kenji yamamoto
  
  No mangá acompanhamos Ryouga,  um menino traumatizado por ser o único sobrevivente de um trágico acidente de avião que matou sua família,  para piorar ainda sofre bullying dos valentões da escola.  Depois de aceitar uma proposta de um homem misterioso ele é levado para participar de um jogo Battle royale com cartas de monstro contra outras pessoas horríveis,  Porém só o vencedor sobrevive.

  Do mangaká kenji yamamoto, Chaosic Rune foi publicado na revista Shounen Champion de 2003 até 2004 e completo em 8 volumes,  e tem uma continuação chamada Chaosic Rune ES.
Chaosic Rune do mangaká kenji yamamoto


Alice in Bonderland

Alice in Bonderland de Haro Aso

  Alice in Bonderland é um mangá shounen escrito e desenhado por Haro Aso e publicado na revista Shounen Sunday Super de 2010 a 2016 e completo em 18 volumes.  É publicado no Brasil pela Editora JBC em edições 2 em 1 e possui uma adaptação live-action de sucesso pelo Netflix.

Haro Aso
  seguimos a história de Ryouhei Arisu, um jovem entediado com sua vida cotidiana em Tóquio. Após um incidente misterioso, Arisu e seus amigos são transportados para uma versão alternativa da cidade, onde devem competir em jogos mortais para sobreviver. Cada jogo apresenta desafios únicos e perigos mortais, forçando os participantes a usar suas habilidades estratégicas para escapar com vida. Enquanto nosso protagonista busca entender as regras deste novo mundo e achar um jeito de voltar para casa, ele descobrirá segredos sombrios sobre si mesmo e seus amigos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário