 |
Asura’s Verdict (Asura no Sata) por Utsugi Unohana |
Quando se pensa em mangás da demografia shonen a primeira imagem que vem à mente são as histórias cheias de ação, amizade e superação, voltadas para um público masculino jovem. por exemplo os grandes sucessos da Weekly Shonen Jump, a maior revista de mangás da demografia shonen do Japão.
Fazemos associação simples porque ao longo dos anos acompanhamos mangás muito populares dessa demografia e era possível perceber esse padrão entre eles... Mas muito além das batalhas, sempre houveram publicações que com temas mais complexos e até controversos que desafiam os limites do gênero, sendo até mais pesados que muitos mangás seinen.
Confira nessa lista 5 novos mangás shonen com temas bizarros mas que você precisa conhecer... Ou talvez seja melhor não.
Asura’s Verdict
 |
Asura’s Verdict (Asura no Sata) por Utsugi Unohana |
Asura’s Verdict (Asura no Sata) é um mangá shonen escrito e desenhado por Utsugi Unohana e publicado no serviço de mangás online Shonen Jump+ da Shueisha desde dezembro de 2024.
Pela internet já é possível encontrar fãs de mangás o comparando com Death Note. Esse novo mangá já foi inclusive recomendado por Kohei Horikoshi (mangaká de My Hero Academia), o autor afirma que "ele se sentiu preocupado devido aos sentimentos de autopunição e vingança que ele tinha" ao ler a série.
 |
Asura’s Verdict (Asura no Sata) por Utsugi Unohana |
Na trama acompanhamos Asura Amashiro, um estudante colegial muito inocente que segue a risca os ensinamentos de sua falecida mãe: "Apenas faça boas ações". . Apesar de sofrer com bullying violento e constante na escola, nosso protagonista mantém um sorriso no rosto, acreditando que aqueles que praticam o mal receberão punição divina um dia... Mesmo que esse castigo demore.
Certo dia enquanto voltava para casa nosso protagonista encontra um velho misterioso que lhe oferece uma chave que pode abrir as portas do inferno. Mas apesar da insistência do persuasivo e vendedor nosso protagonista a rejeita a bizarra oportunidade.
 |
Asura’s Verdict (Asura no Sata) por Utsugi Unohana |
No dia seguinte ao chegar em casa Asura sente a falta de seu cãozinho chamado Padre, seu único amigo, o animal foi um presente de sua mãe antes de morrer. Nosso protagonista sai em busca de Padre mais o encontra já é tarde demais... o animal foi alvo da mais nova brincadeira violenta dos valentões de sua escola e acabou não resistindo.
Nesse momento que Asura surta e passa a questionar tudo o que acredita, porque nada acontece com as pessoas más?, porque os céus ignoram algo tão deplorável? e nesse momento misteriosamente ao seu lado ele encontra aquela chave maldita e a decide usar...
 |
Asura’s Verdict (Asura no Sata) por Utsugi Unohana |
Em um painel muito bem desenhado um demônio grotesco surge e arrasta o moleque psicopata para o inferno, algumas paginas a frente vemos uma cena do rapaz sofrendo no inferno.
a partir desse momento nosso protagonista que se convence de que enviar pessoas más para o inferno é a coisa certa a ser feita, assumindo um papel de justiceiro que vai julgar os vilões, fazendo o trabalho que "os céus" não faz. Mas será que todo esse poder não tem um preço? Será que esse poder não vai acabar subindo a cabeça?
 |
Asura’s Verdict (Asura no Sata) por Utsugi Unohana |
Boku ga Shinu dake no Hyakumonogatari
 |
Boku ga Shinu dake no Hyakumonogatari por Anji Matono |
Boku ga Shinu dake no Hyakumonogatari é um mangá de Anji Matono em publicação na revista Shounen Sunday Super de 2020 até 2025 e completo em 10 volumes encadernados. O plot é baseado em uma antiga tradição japonesa chamada Hyaku Monogatari, um jogo onde os participantes contam 100 historias sobrenaturais e ao fim diz-se que fantasmas e demônios são convocados para o nosso mundo.
O mangá segue o formato de antologia, cada capitulo traz uma nova historia curta de terror contada por um menino chamado Yuuma. A pesar dos contos de terror serem totalmente independentes, o mangá tem uma trama contínua em segundo plano onde é possível acompanhar as mudanças no comportamento desse menino misterioso entre uma historia e outra e entender mais sobre o seu passado e motivação.
 |
Boku ga Shinu dake no Hyakumonogatari por Anji Matono |
Apesar do mangá ser publicado em uma revista shonen não espere algo bobo, algumas historias abordam temas mais sensíveis e tem muitas cenas grotescas. Como toda antologia a qualidade das historias varia, mais até os contos menos assustadores são desconfortantes ou divertidos.
Boku ga Shinu dake no Hyakumonogatari (algo como "100 Contos de Terror até Eu Morrer" em português) é recomendada pra quem gosta de historias estranhas, youkais e espíritos. E você fica curioso pra saber o que vai acontecer quando esse moleque terminar a centésima historia, e o mangá realmente termina com 100 contos de terror.
 |
Boku ga Shinu dake no Hyakumonogatari por Anji Matono |
Ryota Killed His Brother
 |
Ryouta wa Otouto wo Koroshita (ou Ryota Killed His Brother) por Ayumi Natori |
Ryouta wa Otouto wo Koroshita (ou Ryota Killed His Brother) é um mangá de terror psicológico e corporal escrito e desenhado por uma autora estreante, Ayumi Natori e Publicada na plataforma Shonen Jump+; da Shueisha e em andamento desde 2024
Você já pensou em em remover alguém da sua vida? mas como resolver esse problema insuportável que não te deixa em paz? talvez matando? Bom, espero que você nunca tenha pensado nisso...
Nessa história acompanhamos Ryota, um jovem estudante do ensino fundamental, assume as tarefas domésticas da casa os cuidados do irmão mais novo depois do falecimento da mãe e porque seu pai passa o dia inteiro no trabalho. Sobrecarregado, sem tempo para cuidar de si mesmo, esse jovem começa a nutrir ressentimento sombrio e pensamentos homicidas contra seu irmãozinho chato e pegajoso, Chika.
 |
Ryouta wa Otouto wo Koroshita (ou Ryota Killed His Brother) por Ayumi Natori |
E o nome do mangá não é gratuito, logo primeiro capitulo Ryota realmente Matou Seu Irmão, o jogando em um rio por cima da ponte, bem na frente de seu melhor amigo Hayato. vemos Chika ser engolido pela agua e o desespero de Hayato que não poderia fazer mais nada para evitar essa tragédia, mas em seguida esse momento traumático é interrompido bruscamente quando de alguma forma Chika ressurge se segurando na ponte, estranhamente são e salvo.
 |
Ryouta wa Otouto wo Koroshita (ou Ryota Killed His Brother) por Ayumi Natori |
A partir desse momento somos apresentados aos elementos de Horror e Sobrenatural da história, quando Ryota menciona que já tentou matar seu irmãozinho várias vezes, mas simplesmente não consegue se livrar dele, não importa quantas vezes tente, e sabia que ninguém acreditaria se mencionasse isso. depois desse evento Hayato não conseguiu tirar esse acontecimento da cabeça e chegou na mesma conclusão de Hyota, que precisava matar Chika... mais o que será que Chika é?
 |
Ryouta wa Otouto wo Koroshita (ou Ryota Killed His Brother) por Ayumi Natori |
Na internet muita gente compara essa obra com o
O verão em que Hikaru morreu devido ao
estilo artístico, os elementos do enredo, a dinâmica dos personagens e até o titulo tem a mesma pegada. Mas outra coisa que eu lembrei foi de
Tomie do
Junji Ito, o fato de uma antagonista que é constantemente assassinada pelos seus amantes e sempre volta como se nada tivesse acontecido e também tem todo um mistério do que ela é.
The Friends-Eater Classroom
 |
The Friends-Eater Classroom (Tomogui Kyoushitsu) por Yusura Kankitsu |
The Friends-Eater Classroom (Tomogui Kyoushitsu) é um mangá de terror survival game escrito por Yusura Kankitsu e desenhado por Yuu Sawase. Foi originalmente publicado na plataforma Shōnen Jump+ entre 2017 e 2019, e concluído com 39 capítulos distribuídos em 4 volumes encadernados.
 |
The Friends-Eater Classroom (Tomogui Kyoushitsu) por Yusura Kankitsu |
No mangá acompanhamos os alunos da classe 1-A da Sakurazaka High School, onde os alunos recebem misteriosas mensagens em seus celulares convidando-os a entrar no macabro “Friends-Eater Game” (ou “Jogo do Canibalismo entre Amigos” em tradução livre), mas a principio todos pensam se tratar de um trote.
 |
The Friends-Eater Classroom (Tomogui Kyoushitsu) por Yusura Kankitsu |
Nosso protagonista Shouta Amano finalmente tomou coragem para confessar seus sentimentos à sua paixão platônica, Koharu Saeki. No entanto momentos antes os alunos receberam outra misteriosa mensagem no celular. dessa vez dizendo que Koharo precisaria comer os dedos de Shouta.
Os dois ignoram esse estranho acontecimento, e Shouta aproveita o momento para se confessar a ela...
 |
The Friends-Eater Classroom (Tomogui Kyoushitsu) por Yusura Kankitsu |
Mas uma enorme pedra caiu do céu explodindo a cabeça da menina. Percebendo que a morte de Koharu foi causada por não obedecer às ordens da mensagem, Shouta e seus colegas devem jogar esse jogo maldito e seguir todos os comandos horripilantes dentro do limite de tempo, ou enfrentar uma morte horrível.
Juujika no Rokunin
 |
Juujika no Rokunin por Shiryuu Nakatake |
O mangá Juujika no Rokunin é um thriller de vingança escrito e desenhado por Shiryuu Nakatake, sua publicação se iniciou em 2020 na revista Bessatsu Shonen Magazine, e depois foi transferido para a plataforma digital Magazine Pocket da Kodansha. Ainda em andamento com 21 volumes encadernados.  |
Juujika no Rokunin por Shiryuu Nakatake |
No mangá acompanhamos Shun Uruma, que desde a infância sofre constante mente com o bullying violento de uns valentões covardes, eles são liderados por Shigoku Kyou, Um verdadeiro psicopata que trata nosso protagonista como um experimento.
os únicos momentos de felicidade de Shun são ao lado de sua família acolhedora, seus pais e seu irmãozinho Uruma Kakero. Quando Shun enfim se abre com sua família sobre as agressões que vem sofrendo o pior acontece...
Um ataque terrível desses moleques contra a família do protagonista causou a morte de seus pais e deixaram seu irmão mais novo gravemente ferido e em estado vegetativo, talvez ele nunca mais possa acordar do coma.
 |
Juujika no Rokunin por Shiryuu Nakatake |
Desolado depois desse terrível incidente nosso protagonista fica sob os cuidados de seu avô,
Noboru Uruma, um veterano que havia participado de uma unidade secreta durante a Segunda Guerra Mundial. Ele treina o garoto em táticas de combate e tortura, transformando Shun em uma arma de vingança.
 |
Juujika no Rokunin por Shiryuu Nakatake |
Quatro anos depois, Shun completa seu treinamento intenso e embarca em uma jornada brutal de tortura e vingança para caçar os cinco monstros que tornaram sua vida escolar um inferno.
 |
Juujika no Rokunin por Shiryuu Nakatake |
veja também: