9 de maio de 2022

Mais Mangakás de terror que você precisa conhecer

  A 7 Mangakás de terror que você precisa conhecer é uma postagem popular aqui do Otaku Cabeludo,  seus acessos provam que nossos leitores tem muito interesse em mangás bizarros.  No Japão já tivemos grande revistas de mangás voltadas para obras de terror e horror,  por lá temos muitos autores realizando trabalhos assustadores porém pouco conhecidos fora do Japão.

  Nessa postagem você vai conhecer mais mangakás especializados em obras de terror,  entre eles grandes nomes das antigas e autores contemporâneos com trabalhos bizarros, na lista também teremos alguns autores já publicados no brasil mas que quase ninguém lembra.

Senno Knife


   Sim ele tem faca no nome e já foi publicado no Brasil pela editora Conrad  em 2006.  O mangaká Senno Knife iniciou sua carreira em 1981 e desde então já publicou diversos mangás de diferentes gêneros,  porém autor mais se destaca trabalhando com mangás de horror e eróticos, muitas vezes misturando esses dois gêneros e trabalhando com gênero ero-guro que mistura elementos sexuais e grotescos.

  No brasil tivemos pela editora Conrad dois mangás de volume único do autor.  Em Sade temos cinco histórias curtas baseadas no polemico autor francês Marquês de Sade,  Em Tempest também temos uma antologia de historias curtas de Senno Knife,  dessa vez adaptando ao seu estilo diferentes contos literários, temos Tempest (A Tempestade), de Shakespeare; As Pedras Demoníacas (que tem como título original O Nariz que Cresce), dos Irmãos Grimm; A Menina que Caiu no Inferno (A Menina que Pisou no Pão), de Hans Christian Andersen; A Vênus das Peles, de Leopold Von Sacher Masoch; e A Cigana de Notre Dame (clássico O Corcunda de Notre Dame), de Victor Hugo.


Michiru Noroi

      O mangaká Michiru Noroi já publicou mais de uma centena de contos de terror desde a sua estreia em 1998.  Porém todo seu trabalho era exclusivo ao Japão e só recentemente esses mangás começaram a pintar no ocidente,  Nos EUA por exemplo foi anunciado The Horrors Of Noroi Michiru, uma coleção em 2 volumes reunindo uma seleção de historias curtas do mangaká,  uma publicação semelhante também foi anunciada na França


  Horror psicológico, gore, ero-guro e surrealismo são alguns dos gêneros das historias do autor que tem influencias de Hideshi Hino e Junji ito.  Em uma entrevista Junji Ito apontou Noroi Michiru como um dos grandes autores de mangás de terror atuais "Atualmente existe Michiru Noroi que faz mangás muito bons no gênero. Tem um estilo muito particular, mas é sem dúvida um autor a seguir de perto".

Sachiko Uguisu

  A mangaká Sachiko Uguisu iniciou a carreira em 2009 publicado mangás de comedia mais ela começou a serializar quadrinhos de terror na revista Horror M, revista japonesa especializada em mangás de terror que foi publicada de 1993 até 2010 no japão que publicou em suas paginas obras de grandes autores do gênero.  

  Mesmo levando seu trabalho para outro gênero a autora não abandonou a comédia e traz para suas historias um humor surreal misturado com horror.  Seu estilo de arte lembra muito mangás shoujo,  com personagens bonitos e expressivos mas sem aliviar no gore.


  A Sachiko Uguisu já foi publicada no brasil na antologia Manga of the Dead lançada pela editora JBC.  Esse mangá é uma coletânea de historias sobre mortos-vivos, de diferentes mangakás.


Jun Hayami


  Jun Hayami estreou no Weekly Shonen Sunday no mesmo ano que Rumiko Takahashi  (InuYasha,  Ranma ½) mas sua careira seguiu para uma direção completamente diferente.  Em 1983 ganhou grande popularidade com mangás que tocavam em vários temas polêmicos,  o mangaká considerado um dos mestres do eroguro.  Também trabalhou como editor de mangás eróticos.



  Seus mangás são muito mais sádicos do que Suehiro Maruo, Shintaro Kago e Senno Knife, outros mangakás que trabalham com essa mistura de erótico e grotesco que já comentei aqui.  Sua arte retrata muito graficamente violência, tortura, abusos e até estrupo.  Suas historias são muitas vezes protagonizadas por garotas bonitas e inocentes sofrendo abusos inimagináveis.

Nori Ochazuke


 Nori Ochazuke começou a criar mangás ainda criança fazendo fanzines com os amigos e fez sua estreia profissional em 1980. Inicialmente focando em mangás de ficção científica se aventurou no terror com The Horror Mansion (Zangekikan),  mangá publicado de 1987 a 1993 e completo em 10 volumes.

  Uma curiosidade é que quando se pesquisa o nome desse mangaká no google os resultados são todos sobre um prato da culinária japonesa, Ochazukenori é um pseudônimo. Pode ser traduzido como chá “ocha”, “zuke” embebido e “nori” folha de alga seca. Na verdade, este nome é um prato de arroz em que se adiciona chá verde e algas secas. Outros ingredientes completam o todo.

  Ele é conhecido por suas representações de splatter e gore, e por narrativas psicothriller que retratam a loucura oculta à espreita na psique humana.

Yousuke Takahashi

  Yousuke Takahashi iniciou sua carreira de mangaká em 1977,  um autor principalmente de josei de horror,  teve histórias publicadas na Petit Apple Pie, série de antologias de mangá bishoujo lolicon. O prolifico autor de terror teve muitas obras publicadas pela revista Horror M.  Kouta Hirano autor do mangá Hellsing declarou que Takahashi é um tesouro para o mundo dos mangás japoneses.


  O traço do mangaká é bem estilizado, meio cartunesco,  uma aparência meio de mangás shonen vintage,  muitas de suas historias são mais puxadas para fantasia mais repletas de elementos sobrenaturais.

Daijirou Morohoshi


  Daijirou Morohoshi é um autor extremamente influente no Japão mais pouco conhecido pelo ocidente, iniciou a carreira em 1974 na COM, revista de mangás de r Osamu Tezuka,  no mesmo ano publicou na revista Shounen Jump o mangá chamado Youkai Hunter, completo em 6 capítulos, 1 volume encadernado.  O mangaká é conhecido pelos mangas  de ficção cientifica e de terror/mistério baseados em pseudo-história e folclore.  Suas historias também tem influencias de horror cósmico e Mitos de Cthulhu.

  "Hayao Miyazaki e Isao Takahata já falaram sobre as influencias dos mangás de Daijirou Morohoshi tiveram nas produções do Studio Ghibli, inclusive o Miyazaki queria originalmente que o Morohoshi tivesse desenhado a a versão em quadrinhos do Nausicaä.  Outro que já manifestou varias vezes a influencia do trabalho do Morohoshi foi Hideaki Anno, criador de Evangelion já comentou mais de uma vez como como ele criou Evangelion tentando reproduzir uma impressão e uma sensação que ele teve ao ler uma historia do Morohoshi chamada Kage no Machi (A Cidade das Sombras), uma historia sobre uma cidade onde de repente aparece uma criatura gigante do nada e começa a andar pela cidade".  Eu tirei esse trecho do vídeo "A zoologia fantástica de Morohoshi Daijirou" publicado no Youtube pelo canal Ilha Kaijuu.

  Veja Também:



Nenhum comentário :

Postar um comentário