18 de julho de 2022

5 filmes de terror asiáticos recentes que você precisa assistir

  O cinema asiático vem se destacando bastante e entregando filmes incríveis,  a barreira cultural que muito se tinha com obras dessa parte do mundo é cada vez mais coisa de passado e hoje temos muito mais obras estreando nos cinemas e serviços de streaming no ocidente, muitas produções vem se tornado fenômenos de audiência e muito aclamados pela critica.

  Hoje todo fã de terror tem expectativas altíssimas com as obras produzidas por lá.  Na internet se encontra facilmente listas incríveis com indicações de filmes de terror clássicos extremamente perturbadores.

  Nessa postagem vou indicar alguns filmes lançados recentemente e que vão desgraçar a sua cabeça.
 

A Medium

  De Banjong Pisanthanakun mesmo diretor do clássico filme  Espíritos - A Morte está ao Seu Lado de 2004 (aquele do espirito nas costas do cara), Uma coprodução entre Tailândia e Coreia do Sul The Medium de 2021 é um terror sobrenatural no estilo mockumentary,  que simula as características gerais de um documentário. 


  No filme acompanhamos uma esquipe de televisão que está fazendo uma reportagens xamanismo em uma região no interior da Tailândia e ao durante a entrevista com uma médium da região eles se deparam com uma historia família mal resolvida decidem investigar.

  O filme mergulha muito nas tradições daquele povo mas tudo é muito bem explicado como se fosse um documentário real.  O enredo do filme segue num crescente e quando o caso de família começa a tomar proporções cada vez maiores as coisas fiam muito bizarras e é impossível prever o que pode acontecer.


   Já vimos muitos filmes de terror convencionais de possessão e exorcismo de espíritos malignos e sempre vemos algum padre ou um médium padrão ocidental lidando com o problema e o mais legal desse filme é ver uma religião que pra gente é muito diferente lidando com o problema através de suas próprias crenças e rituais,  até a entidade combatida é diferente do que estamos acostumados a ver o que deixa tudo ainda mais imprevisível.

The Sadness


  É um filme de terror taiwanês de 2021 escrito e dirigido pelo cineasta canadense Rob Jabbaz em sua estreia na direção de longas-metragens.  o filme traz um apocalipse zumbi diferente, mas para explica-lo vou comentar um quadrinho...


  Crossed de Garth Ennis e Jacen Burrows é um quadrinho lançado em 2008 e um dos mais perturbadores já publicados.  Nesse terror pós-apocalíptico presenciamos a jornada de sobreviventes em um apocalipse "zumbi" diferente onde uma pandemia bizarra deixa seus infectados  sádicos, psicopatas, loucos e assassinos cruéis. Nesse contexto o roteiro entrega os piores e mais deploráveis momentos que você pode imaginar.

  O filme tem exatamente a mesma proposta do quadrinho a pesar de não haver nenhuma ligação entre ambos.  No filmes acompanhamos Um jovem casal tentando se reencontrar no meio de uma cidade devastada por essa praga que transforma suas vítimas em sádicos insanos e sanguinários.


  The Sadness estreou nos cinemas de taiwan em janeiro de 2021 e não foi muito bem nas bilheterias,  o estúdio então tentou negociar o filme com a Netflix que rejeitou a oferta de adquirir os direitos do longa porque era violento de mais para o seu catalogo, segundo disse o próprio diretor.  O trailer diz que the sadness é o mais violento e depravado filme de zumbi já feito,  e pelo que eu me lembre é mesmo,  a pesar de não achar lá tão pesado assim...

Impetigore

  Impetigore é um filme de terror indonésio de 2019 escrito e dirigido por Joko Anwar e estrelado por Tara Basro.

  Após sobreviver um ataque de um homem misterioso Maya descobre que é herdeira de um terreno em um vilarejo remoto deixado pela sua rica família que ela nunca conheceu, essa herança pode ser a resposta para seus muitos problemas financeiros.  Acompanhada por Dini sua melhor amiga,  decidem ir até esse local afastado, onde encontram um ambiente hostil e à medida que vão descobrindo alguns segredos do povoado, elas vão se colocando no centro de uma trama que transcende a vida e a morte.

 
  existem muito filmes de terror com plot semelhante,  de um personagem forasteiro preso sem tecnologia em uma pequena aldeia fechada com seus ritos macabros onde é perseguido pela população local e precisa sobreviver.  O filme é bem violento e desconfortável e mistura isso com uma pegada sobrenatural,  se tem uma coisa que o cinema oriental faz muito bem e filmes com fantasmas.


 Marcas da Maldição

    Marcas da maldição não tem nada a ver com Orochimaru kkk.  Marcas da Maldição (Incantation) é o mais recente e o segundo filme taiwanês dessa lista,  Dirigido por Kevin Ko e lançado em 2022, o longa se tornou o filme de terror taiwanês de maior bilheteria e Recebeu distribuição internacional pela Netflix.  O longa é uma mistura de Found footage com mockumentary e foi inspirado por um por um incidente real.


     No filme acompanhamos a personagem Li Ronan,  Seis anos atrás ela quebrou um tabu religioso e foi amaldiçoada. Agora, ela precisa proteger a filha das consequências de seus atos.  Durante o filme a personagem está fazendo uma gravação relatando os bizarros acontecimentos dessa maldição e sua busca por uma solução.


  Esse foi o filme que mais me gerou "cagaço" dessa lista, parecia que eu estava assistindo algo que não devia, algo profano.  O filme convida seu telespectador a participar, e foi isso que me pegou kkk, A personagem principal diversas vezes quebra a quarta parede falando diretamente com quem está assistindo sua gravação,  nos convida a investigar juntos a maldição apesar de nos alertar dos riscos, porém nossa curiosidade mórbida nos obriga a continuar.

  Eu fiquei maluco com o filme mas nem todo mundo teve a mesma experiência, encontrei algumas reviews negativas de pessoas criticando desenvolvimento lento do longa ou que não compraram a ideia de interação com o filme... Só sei que fiquei duas horas tenso e terminei o filme me sentindo amaldiçoado.

O lamento


  O Lamento (The Wailing) é um filme sul coreano de 2016 com roteiro e direção de Na Hong-jin,  O cineasta é um dos roteiristas de The medium, o primeiro filme dessa lista, apesar de propostas completamente diferentes é possível perceber algumas semelhanças entre os filmes como a trama que se passa em um pequeno vilarejo e o horror tem características muito diferentes com base nas tradições e folclore da região.


  Uma série de assassinatos violentos em um pequeno vilarejo da Coreia do Sul.  As cenas do crime são perturbadoras e os assassinos são encontrados completamente fora de si, e as autoridades suspeitam que talvez tenham consumido cogumelos venenosos. No entanto, o inspetor de polícia Jong-Goo suspeita que os casos tenham uma origem sobrenatural, ligada a um forasteiro japonês que acaba de chegar ao local.  Enquanto investiga o homem suspeito,  o inspetor percebe que sua filha demonstra os mesmos sintomas que acometeram os assassinos antes de seus ataques e buscará insanamente uma forte que sua filha não tenha o mesmo fim.


      O filme bem instigante, incômodo e cheio de reviravoltas e até tem umas cenas engraçadas..  Tem noticias dizendo que Ridley Scott (Alien - O 8.º Passageiro; Blade Runner) está interessado em produzir um remake americano desse filme e eu sinceramente não consigo imaginar como isso pode ser feito,  uma das coisas mais interessantes do filme é esse universo de rituais de magia negra, bruxos, xamãs e possessões bem orientais.

Veja Também:

Nenhum comentário :

Postar um comentário